AMIGOS!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Entrevista - Coluna Holofote (Bahia Noticias)





Belo é um fenômeno musical. Sua voz romântica e seu estilo único o tornaram um ícone do pagode. Nem sua saída de um grupo de sucesso, o Soweto, fez com que sua carreira parasse de crescer. Comemorando 10 anos como cantor solo, ele vem a Salvador, no próximo dia 17, para gravar seu novo DVD, com participações da rainha do Axé Music, Daniela Mercury, do Padre Marcelo Rossi e da cantora Marina Elali. Aos leitores da coluna Holofote, Belo anunciou uma nova participação: a do cantor do Psirico, Márcio Victor, e deixou um suspense no ar, quanto a outras participações na data especial. Nesta entrevista, Belo disse preferir Ivete a Claudia Leitte e Daniela Mercury, e falou ainda sobre o projeto de sua biografia, além do filme sobre sua vida, previsto para ser lançado em 2012.


Coluna Holofote: 10 anos de carreira. Eu queria que você fizesse um apanhado desses 10 anos.
Belo: 
Eu acho que foi assim... Essa transição de saída de um grupo de pagode de muito sucesso, pra carreira solo, eu acho que foi precursor  desse movimento. Eu acho que hoje tem vários artistas que estão indo por esse lado, que escolheram esse caminho. Eu to comemorando 10 anos de carreira, mas realmente eu só tenho muito que agradecer, porque são 10 anos de sucesso.

CH: É difícil a gente ver um artista deixar uma banda, quando essa banda está no auge. Você fez isso e conseguiu se estabelecer no mercado sozinho. Qual o segredo?
B:
 Eu acho que é muita verdade. Como eu sou um cantor que canta muita música romântica, eu estou lidando com sentimento. Então, é muito mais difícil. É diferente... uma coisa não é melhor que a outra. Quem canta música é melhor que quem canta música mais dançante, não... eu digo que o romantismo requer um pouco mais de sentimento. Ele requer muito mais coração em tudo que você ta fazendo. E eu acho que isso foi um diferencial do Belo, pra estar, até hoje, fazendo sucesso, trilhando essa carreira.

CH: O Soweto já era um sucesso. Era um fenômeno. Por que você resolveu deixar o grupo?
B: 
Então... porque eu tinha outras idéias e quando são seis cabeças pensantes ali, as idéias eram divergentes. Então, eu queria gravar algumas coisas que dentro de um grupo eu não conseguiria fazer isso. Como eu gravei, no meu primeiro disco, “Eternamente”, “Quem será”, “Por ela”, “Tua boca”, que são músicas que requerem uma linha mais melódica, mais harmonia... dois violões, violinos. Isso dentro de um grupo é difícil você fazer. Então eu tinha essas ideias. Com certeza eu não sabia o que ia acontecer, mas resolvi tentar.




CH: Você encontrou alguma dificuldade nesse caminho, sozinho?
B: 
Todas, todas. Na minha época era muito difícil. Em 2000, quando eu saí, você chegar no rádio... as gravadoras apostavam no artista, mas não sabiam o que ia acontecer. Eu acho que hoje todas as multinacionais como a Sony Music, Emi, Universal, tem seus artistas. Aí uma outra tem Exaltasamba, Revelação, Jeito Moleque...

CH: Muita concorrência, não é? Como você vê o mercado do pagode hoje?
B:
  Não... eu não vejo concorrência. Eu acho é que nós temos que unir todas as forças para estarmos sempre defendendo a bandeira do pagode. Isso é que é importante, porque o Brasil é muito grande. É difícil você fazer um show esse mês em Salvador, mês que vem em Salvador, no outro mês em Salvador... Belo esse mês, Belo no outro mês... Então tem que ter esse ciclo. Tem que ter o Belo, tem que ter o Exaltasamba, tem que ter o Sorriso Maroto. Diversificar e sempre estar com nosso gênero em evidência. Eu acho que defender a nossa bandeira na música popular brasileira é muito mais importante do que você estar sempre fazendo sucesso sozinho.

CH: E como é que ta a expectativa para a gravação desse DVD?
B: 
A melhor possível. Eu não sei o que vai acontecer. Eu só sei o que vai acontecer ali em cima do palco, mas foi até muito difícil escolher o repertório, porque são 10 anos realmente de sucesso.


CH: E como é que vai ser esse repertório? Vai colocar músicas antigas?
B: 
Eu mesclei. Fiz um apanhado de “Desafio”, um resumo do “Reiventar”, dos meus discos ao vivo. Então, são 10 discos que eu tenho, dos 10 anos de carreira. Eu peguei três músicas de um, duas de outro, quatro de outro disco, fiz um pout-porri e vou cantar isso. E não poderia deixar de fora o Soweto, que foi o grupo que me levou pro mercado nacional e fez com que eu ficasse conhecdido no Brasil inteiro e não posso deixar de fora. E são também 10 músicas inéditas.


CH: Inicialmente você faria a gravação em São Paulo e aí mudou para Salvador.
B:
 Isso. Foi Marcelo Brito quem fez isso (risos). Meu grande amigo. Isso é legal sempre dizer... que é bom você contar sempre com os parceiros. Pô! Eu dei um telefonema pra ele, ele tava fora do país, de férias, eu falei... Cara, quero gravar meu DVD em Salvador.


CH: O que te fez mudar de ideia? Por que, na verdade, você veio pro Salvador Fest, como atração mais esperada, foi aquele alvoroço... E logo depois você anunciou a gravação do DVD aqui.
B:
 É. Quando nós começamos com esse projeto, nós tínhamos Pernambuco, Alagoas, Aracaju, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.


CH: Como opções?
B: 
É. Como opções para gravarmos o DVD. De São Paulo, mudamos para Salvador, por causa do Salvador Fest. Foi uma coisa assim, maravilhosa.


CH: Você já fazia vários shows aqui. Já conhece o público da Bahia.
B: 
Eu conheço, claro. Eu sempre fiz shows assim, grandiosos. Mas ali no Salvador Fest foi uma coisa diferente. Quando eu cheguei, cantei e nós saímos daquele show, foi difícil parar. A galera cantava mais do que eu. Nós saímos dali, eu olhei pro meu produtor e falei: Vamos gravar o DVD em Salvador? Ele falou: Mas você ta maluco... ta tudo voltado pra São Paulo. Eu falei: cara, vamos gravar em Salvador. Liga pra Marcelo Brito agora. Eu tava na minha casa. Marcelo tava de férias. Eu liguei e disse: Cara, eu quero gravar meu DVD em Salvador. Ele nem pensou. Na hora, ele disse: vamo simbora, nem pensou. (risos).

Leia mais em: Entrevista Completa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!!!